Thursday, October 30, 2008

4 de novembro de 2008




Primeiramente quero mandar abracos pro pessoal do Piquiri! Tio Cunha e Tia Nara!

Agora que o Brasil entrou no horario de verao e os EUA sairam do horario de verao, sao 4 HORAS de diferenca. Estou 4 horas ANTES.

HOJE Eh O DIA! Acordei as 8h e fui tomar cafe da manha. Sempre sento perto da TV lah no restaurante (que fica a uns 20 passos do meu dormitorio). Na TV estava aparecendo o Obama votando. O campus esta tomado de plaquinhas dos 2 candidatos. Agora sao 11h, acabei de sair da aula de Administracao Internacional e to sentado na cafeteria, vestindo a camiseta "Obama & Biden" e vos escrevendo.

Na quarta-feira passada, de noite, os 3 maiores canais dos EUA veicularam um comercial de 30 minutos do Obama. Muito bom o negocio. Nele, o candidato aparece falando com diversos norte-americanos de classe media, abordando a crise economica, desemprego, saude e etc. O comercial ainda contou com uma aparicao AO VIVO do Obama e do Biden, quando eles estavam num comicio na Florida. O democrata realmente sabe discursar, aih vao alguns trechos do que ele falou sobre o uso das Forcas Armadas:

"Como presidente, nunca hesitarei em proteger nosso pais. Vou reconstruir nossas forcas armadas para se adequarem aos desafios do seculo XXI; vou renovar a diplomacia forte e direta que pode prevenir o Ira de obter armas nucleares; e vou focar nossos esforcos novamente em finalizar nossa luta contra a Al Qaeda e o Taliban no Afeganistao. Mas eu tambem nunca irei esquecer que, quando enviamos tropas para a batalha, estamos enviando filhos e filhas, pais e maes.

Numa parte bastante emocionante, ele resgata o orgulho dos estadunidenses falando sobre a historia do pais, e do esforco dos imigrantes para construir uma nacao livre de perseguicoes religiosas e democratica:

"Todo mundo aqui tem uma historia. Os pais de alguns de voces devem ter pensado: 'Acho que nunca conseguirei ir para uma universidade, mas se eu trabalhar duro, meu filho vai conseguir'. Todo mundo aqui tem uma historia de alguem que veio de outro pais e disse: 'Talvez meus netos, talvez meu bisnetos tenham oportunidades e liberdade aqui nesta terra'. Todo mundo aqui tem uma historia sobre um bisavo ou um tataravo que trabalhou em uma mina de carvao, que trabalhou em uma fabrica, que se machucou e sofreu, mas pensou: 'Provavelmente nao poderei ter uma casa, mas se eu trabalhar o bastante, talvez algum dia meus netos poderao ter uma casa.' Essa eh a historia dos Estados Unidos da America."

Depois, Barack Obama ainda expoe algo que eu nunca vi um candidato em campanha abordar:
"Eu lembro a mim mesmo, todo dia, de que nao sou um homem perfeito. Nao serei um presidente perfeito. Mas eu posso lhes prometer o seguinte: sempre direi a voces o que penso, sempre serei honesto com voces sobre os desafios que enfrentarmos, eu vou ouvir voces quando discordarmos e, o mais importante, eu vou abrir as portas do governo e pedir que voces se envolvam em sua propria democracia novamente."

Aqui estao os links para o infomercial de meia-hora:

Esses dias eu li alguma coisa que dizia: "Estamos vivendo um momento que certamente estara nos livros de historia daqui alguns anos." E realmente estamos. O pais mais forte e rico do seculo XX estah vendo todas as suas conquistas irem por agua abaixo. Ao mesmo tempo, China, India, Brasil, Chile - paises que estavam imersos na pobreza extrema - estao emergindo e se beneficiando do capitalismo. A preocupacao dos norte-americanos em estudarem a cultura chinesa eh imensa - afinal de contas, sao 1 bilhao de novos consumidores (ou vendedores). Sera que finalmente a riqueza esta se "desconcentrando"? Semana passada conheci a familia de uma amiga minha da Suecia. A mae dela recem havia perdido o emprego. Repito: SUECIA! Esses dias, liguei pro suporte da Apple, um cara atendeu na India (falando ingles) pra me dar instrucoes de como consertar meu iPOD. Eh mole?

Sim, eh um novo mundo - a palavra eh: MUDANCA. Sao novos paises na mesa de negociacoes. Cada um com seus interesses e necessidades. A Organizao Mundial do Comercio, os acordos comerciais, a diplomacia e os governos e governantes tem que entender isso tudo e se dinamizarem. Os EUA continuam, logico, tendo imensa forca nessa grande mesa de negociacoes. Afinal, eh uma nacao que consome 1/4 de toda a energia produzida no mundo, tem o maior poderio militar da historia e as industrias mais inovadoras do globo. Eai, quem eh o melhor candidato pra governar nesse novo cenario???

A Folha de Sao Paulo tem um blog muito bom sobre as eleicoes. Vale a pena ver:

Grande abraco pra voces! Obrigado por ler o blog. E eu fico mais faceiro que mosca em rolha de xarope quando voces comentam os posts.



3 comments:

Anonymous said...

Dae, guri?! Tb sou leitora tua, viu?! Tô adorando a cobertura das eleições...
Abração!

Anonymous said...

E ele ganhou!!!
Confesso ter ficado um pouco surpresa. Todo mundo que eu conheco, com uma unica excecao, ia votar pro Obama. Mas ao mesmo tempo, todo mundo que eu conheco conhece outros paises, teve uma educacao boa, 'e ativo...Entao todo mundo que eu conheco e convivo nao se enquadra na imagem esteriotipada de americano redneck. E nao sabia a porcentagem da populacao que estaria pronta pra mudanca que Obama + Biden representa.
Nao sei o quanto Obama vai conseguir concretizar de tudo que ele propos. Mas nao tenho duvida que, a partir do ano que vem, os Estados Unidos vai comecar a tomar alguns rumos mais acertados.

Anonymous said...

só esrevi pra te deixar mais faceiro que a mosca na rolha de xarope.
hehehehe
e complementando o comentário da amanda, um dos americanos que trabalhei no Colorado e que ainda tenho contato, é eleitor do McCain... sei que ele não faz nem fez curso superior algum
abraço