Tuesday, October 21, 2008

Twin Cities


Tche esse blog me da um trabalho, vo te conta... Opa! tudo certo?! Como vai o mundo? Ja dizia Jose Claudio Machado: "Me fala que a egua ta prenha, que o porco tah gordo, que o baio anda solto e que toda a cuscada la em casa comeu".

Vamos ao que interessa: neste ultimo final de semana -17, 18 e 19 de outubro- eu fui conhecer Saint Paul e Minneapolis, em Minnesota (estado vizinho). Fui de carona com o Kelly Hartnett, meu vizinho de porta, cuja familia mora em Saint Paul. Aquelas cidades tambem sao conhecidas como Twin Cities - ou Cidades Gemeas-, pois elas sao divididas apenas pelo Rio Mississippi. A regiao metropolitana tem uns 3 milhoes de habitantes e Saint Paul eh a capital do Estado de Minnesota. Esse estado tambem eh conhecido como Minnesota nice (Minnesota legal) pois o povo eh muito hospitaleiro e simpatico (procede).

Bom, depois de uma hora e meia de viagem, fomos direto ao Mall of America - o maior shopping center do mundo. Chegamos lah as 17:30 de sexta-feira. O proposito inicial da viagem era pra eu comprar roupas de inverno. O legal eh que aqui as coisas sao de melhor qualidade e mais baratas. Depois do cha de loja, fomos assistir ao filme "W.", que eh uma biografia destrutiva sobre a vida de George W. Bush - eu postei o trailer do filme ha uns dias atras. Vale muito a pena assitir, gostei muito. O Kelly falou: "Senti um misto de vergonha e pena depois de assistir ao filme. Vergonha por ser cidadao do pais que o elegeu. Pena por ele (Bush) ser tao burro. Ele nao eh uma pessoa ruim, mas nao tem a menor capacidade de governar os EUA."

O pai do meu amigo (sr. Mark) eh engenheiro e trabalha na Forca Aerea dos EUA. A mae eh uma democrata, funcionaria do governo do estado. No sabado de manha, fomos conhecer a base aerea. A base eh pequena, divide algumas pistas de decolagem com o aeroporto de Minneapolis. Eles tem uma divisao de apoio e paraquedismo e umas 7 aeronaves C-130 (vulgo Hercules). Na mesma hora em que chegamos na base, 2 desses avioes estavam pousando, trazendo navegadores, engenheiros e pilotos do Qatar. O sr. Mark Hartnett tem a funcao de controlar os instrumentos de voo nos Hercules, ele voa logo atras do piloto e co-piloto. O tio jah rodou o mundo, esteve no Iraque umas 3 vezes depois de 2003 e falou que lah eh o inferno.

Depois de conhecer a base, fomos pra Minneapolis. Visitamos a University of Minnesota (U of M eh o apelido), que e a quarta maior do pais, com 50 mil estudantes. O campus

(AQUI, OS CAMPI DAS UNIVERSIDADES NAO SAO CERCADOS E NAO EXISTEM PLACAS DIZENDO "BEM VINDO AO CAMPUS" OU "VOCE ESTA NO CAMPUS"; ENTAO, TU TAH ANDANDO PELA CIDADE E, QUANDO MENOS ESPERA, TU TA DENTRO DO CAMPUS! PERTURBADOR, NAO?!)

eh muito grande e deu pra ver que dinheiro eh o que nao falta: Eles estao construindo um novo estadio - para as equipes de beisebol e futebol americano - que eh mais ou menos do tamanho do Olimpico Monumental. O predio da escola de medicina tem uns 25 andares e eh integrado ao hospital - um baita hospital. (Eles tem um McDonalds dentro do campus!). Todos os predios sao naquele estilo ingles, e tudo fica mais bonito ainda no outono, com muitas folhas coloridas pelo chao e esquilos em todo canto. Enfim, aquela universidade eh tudo o que eu queria pra nossa querida UFRGS... contando os esquilos e o McDonalds.

O centro de Minneapolis eh do futuro. Tem uns predios altissimos e espelhados... soh faltam os carros voadores. A diversidade de etnias eh grande. Tu encontra pessoas de todas as cores e religioes andando pelas ruas. A regiao de Minnesota e Wisconsin conta com grande populacao de somalis (quem nasce na Somalia) de religiao islamica - familias de classe alta do pais africano que vieram buscar melhores condicoes de vida nos EUA - e laosianos e cambojanos refugiados da guerra do Vietnam.

Sabado a noite, o Kelly chamou uma 'corja' de amigos e saimos pra procurar alguma festa na University of Saint Thomas (ooouuutra universidade grande, rica e com campus bonito e esquilos).

No domingo fomos conhecer Saint Paul. Essa nao tem predios do futuro, mas eh mais aconchegante que Minneapolis. Fomos na beira do Rio Mississippi - 3º maior rio do mundo, que nasce em Minnesota e desagua no mar do Caribe. Depois fomos ver a casa que o Al Capone viveu por um tempo (nas suas ferias), e que agora pertence ao presidente da University of Minnesota. Bela casa, na beira do Mississippi. Em seguida, fomos em direcao ao centro da cidade. Conheci a casa de James J. Hill - famoso magnata que construiu grande parte da malha ferroviaria dos EUA, falecido em 1916. A mansao do "Construtor do Imperio" fica a poucos metros da catedral de Saint Paul. Nunca entrei numa igreja tao grande e tao bonita antes.

Pra fechar o domingo com chave do ouro (literalmente), fomos no Capitolio de Saint Paul.

ABRE PARENTESE Os estados dos EUA tem as mesmas casas que Washington DC: Executivo (Governador), Legislativo (Camara e Senado) e Judiciario (Suprema Corte do Estado). FECHA PARENTESE

No caso de Minnesota, pelo menos, os representantes destes tres poderes se reunem no Capitolio do Estado - um predio muito similar ao de Washington DC, porem metade do tamanho. Quem olha para o topo do Capitolio de Minnesota ve esculturas cobertas por uma grossa camada de ouro! O predio ainda conta com outros monumentos historicos, armas e bandeiras do tempo da guerra civil, historia dos EUA seguida por frases de grandes pensadores nas paredes, retratos dos governadores e uma conservacao impecavel.

Ordem das fotos (lah em riba): Mall of America, centro de Minneapolis, Capitolio do Estado. As varias fotos de todas as coisas que vi no fim de semana estao no orkut.

Segue o video que gravei na base aerea.

1 comment:

Baleiro F.C said...

Tchê, dei uma lida em todo oblog. Mtu interessante. Continua mandando ver nele. Abraço