Saturday, December 13, 2008

Professor Brady Foust


Estou cursando a cadeira de Geografia Economica. Nao sei se a UFRGS vai aproveitar os creditos dessa como eletiva, mas resolvi me matricular para aprender mais sobre os EUA. Como varias pessoas ja me perguntaram o que essa disciplina estuda, resolvi colocar a definicao da Geografia Economica segundo a Wikipedia: "A Geografia Econômica é o estudo da localização, distribuição e organização espacial das atividades econômicas na Terra. A geografia econômica está focada na: localização de indústrias e atividades comerciais no atacado e verejo; em rotas comerciais e de transporte; e nas mudanças de valor do mercado imobiliário. Cursos em geografia econômica podem abrangir tópicos como transporte, agricultura, localização industrial, comércio internacional, e a organização espacial e funções das atividades de negócios." Estudei tudo isto com foco nos Estados Unidos. Tenho a prova final nesta segunda-feira, 15 de dezembro.

Mas vamos ao que interessa. Dia 21 de novembro (quando nao fazia a barba ha 3 semanas) entrevistei o professor dessa cadeira, ele se chama Brady Foust, nasceu no estado do Kentucky e esta lecionando na University of Wisconsin - Eau Claire ha 38 anos. Eis o que conversamos:

O que fez dos EUA um pais lider entre os demais?
"Ha diversas razoes para isso ter ocorrido. Uma delas eh que tivemos um grande experimento social no seculo XIX. Terra eh a base da riqueza, e nesse experimento social - o Homestead Act - milhoes de pessoas ganharam terras do governo para produzir. Como resultado, 90% das terras passaram a pertencer a 90% da populacao, quando, na America Latina, 90% das terras pertenciam a 10% da populacao. Como terra eh a base da riqueza, o Homestead Act fomentou a geracao de riqueza. No Canada ocorreu o mesmo.

"Depois tivemos tambem alguns outros grandes experimentos sociais, e um deles foi o conjunto de leis, chamado Morril Act, sob o qual construimos um grande sistema de universidades nos estados. Entao hoje, para um pais com quase 300 milhoes de habitantes, o numero de universidades per capita eh muito maior que qualquer outro pais. E se voce olhar o ranking das 100 melhores universidades do mundo, apenas 2 nao sao norte-americanas - Cambridge e Oxford. Os resultados desse experimento social - a construcao dos sistemas de universidades estaduais - foram avancos cientificos, aprendizado e educacao superior de qualidade para uma grande parcela da populacao."

"Durante a II Guerra Mundial pudemos desenvolver nossa capacidade industrial sem sermos destruidos. Inglaterra eh um pais pequeno, e as capacidades industriais da Alemanha, do Japao, da Franca e de quase toda a Europa foram destruidas na Guerra. Mas o terceiro experimento social - que tem a ver com a II Guerra - foi o G.I. Bill. Com essa Lei, demos Educacao Superior aos soldados que voltaram da II Guerra Mundial. O Governo nao garantiou apenas o pagamento das mensalidades, mas tambem das refeicoes, livros, roupas e habitacao."

"Nos tambem temos muitos recursos naturais, como um clima adequado e terra fertil para plantarmos milho, arroz, trigo. Outro ponto importante: eu acho que somos pessoas resilientes. Tivemos (e continuamos tendo) imigrantes de diversas partes do mundo, pessoas corajosas e vigorosas - pois eh necessario coragem para deixar sua terra e vir construir uma vida nova por aqui. Esses tracos de personalidade formaram o comportamento padrao do norte-americano, que muitas vezes nos traz problemas, mas acho que essa eh uma de nossas grandes forcas."

Voltando ao assunto do G.I. Bill, voce sabe quantas pessoas regressaram da II Guerra Mundial?
"Foram em torno de 20 milhoes. E o G.I. Bill inseriu - eu nao sei os numeros exatos - em torno de 15 milhoes de pessoas na Educacao Superior. Pessoas que nunca poderiam pagar uma universidade. E isso realmente construiu nossa classe-media e promoveu o BUM da expansao economica."

Hoje o cenario eh totalmente obscuro para os EUA. Como voce ve todas essas crises? Os EUA continuarao lider?
"A economia funciona em ciclos, nao podemos esperar viver para sempre num mar-de-rosas. Nossa economia cresceu forte por muito tempo. Hoje, o Brasil eh um exemplo de economia em expansao - construindo fabricas, avioes, automoveis e outras coisas. Na I Guerra Mundial, a Argentina era a economia mais crescente do mundo. Hoje, entao, alem do Brasil, temos outros em expansao, como Coreia, China, Africa do Sul. Mas eu penso que os EUA continuarao lider, pois somos um povo muito resiliente e criativo. Nosso pais dah bastante liberdade para as pessoas criarem, empreenderem, pois ha baixa hierarquia por aqui. Nossa cultura domina o mundo: musica, cinema, design e etc. Tenho vivido entre jovens universitarios por toda a minha vida, praticamente. Aposento-me ao fim deste semestre e sei vou sentir muita falta desse ambiente, de estar em meio a universitarios. Vejo os jovens americanos como inovadores e pessoas muito interessantes. Nao me preocupo com o futuro, pois confio neles. As coisas tendem sempre a melhorar, penso assim."

Qual sua opiniao sobre o Sistema de Saude dos EUA?
"Gastamos em saude per capita mais que qualquer outro pais. Eu acho que o Servico de Saude Universal esta por vir. Walter Reuther - que foi presidente do sindicato dos trabalhadores da industria automobilistica em 1924 - foi as grandes montadoras e propos a elas que se unissem aos sindicatos e, juntos, fossem ao Congresso exigir Servico de Saude Universal. Assim o sindicato nao se ocuparia disso e nem as empresas. Mas as Big 3 (Ford, GM e Chrysler) negaram, disseram "Nao. Deixa que nos cuidamos disso, nos financiamos os seguro de saude dos empregados". Entao essa eh mais uma razao pela qual estas empresas estao quebrando, e nao soh elas mas tambem os aposentados, que agora tem que arcar com os crescentes custos de tratamento medico. E existe uma previsao de que, se o governo garantir servico de saude para a populacao, havera um BUM de empreendedorismo, pois muitos profissionais soh nao deixam as grandes companhias porque elas pagam seus tratamentos medicos. Pessoas abririam seu proprios negocios em busca de mais renda, sem se preocupar com custos de saude."

O que voce acha da ajuda bilionaria as empresas automobilisticas?
"Eu me oponho. Acho que tem que deixar irem a falencia para que se renovem. Foram esses caras (antigos CEOs e presidentes) que levaram as grandes companhias automobilisticas a falencia! Eles sabiam que o preco do petroleo tenderia a subir no longo prazo. Estamos no fim da Era do Petroleo Barato. Considerando que demora uns 3 anos pra criar um modelo de carro, eles deveriam ter planejado carros menores, com combustiveis alternativos, ha muito tempo atras. O desemprego neste setor esta sendo um problema, mas, no longo prazo, eh melhor perder alguns empregos agora do que perder todos mais adiante. E essa ideia de que deveriamos comprar os "carros americanos" eh bobagem! A Mazda (japonesa) produz seus carros aqui, em territorio norte-americano, com mao-de-obra daqui, enquanto que a Ford produz no Mexico! Quem faz o "carro americano" agora?

E o Aquecimento Global?

"O clima tambem ocorre em ciclos. Temos um longo historico de dados de comprova isto, que aquecimento e resfriamento ocorrem em ciclos. Porem, eu acho que esta fase de aquecimento realmente esta sendo agravado pela quantidade de CO2 que jogamos no ar, acho que nao podemos questionar isso. A verdadeira pergunta eh: "Podemos parar isto?" E qualquer pessoa que analise este problema vera que a grande industria do futuro sera a Industria Limpa - combustivel limpo como alternativa ao carvao e petroleo, tecnologias avancadas. Esse sera o proximo grande BUM da industria. Essa eh a industria que a sua geracao vai construir; e quem produzir as maquinas mais eficientes sera o vencedor.

Como voce ve o impacto do 11 de Setembro na politica externa dos EUA?

"O 9/11 foi um tremendo choque para os norte-americanos. Algo inimaginavel. Por exemplo nunca havera outros avioes sequestrados e jogados contra predios, como ocorreu em 2001. Existem pessoas pelo mundo que vivem para machucar os outros, nao somente nos americanos, mas outros povos. Entao, vejo que temos que recuperar nossos sentidos e renovar nossa imagem no Oriente Medio, resolver o problema dos Palestinos e Israelenses, apesar de eu nao acreditar que podemos fazer isso no curto prazo. A chave para resolucao disso tudo eh mais informacao, mais educacao. Em muitos paises do Oriente-Medio, 50% dos jovens nao tem uma ocupacao, um emprego. E nao ter um trabalho, nao ter algo pra fazer, eh a receita para um desastre. Voce nao pode conseguir desenvolvimento economico no longo prazo com ideologias religiosas ditando as regras."

Vemos hoje as reunioes do G20 tendo maior importancia que as do G8. Como voce ve o mundo daqui a 100 anos?

"Vejo o mundo em 100 anos incrivelmente concentrado. Acho que a populacao estara concentrada em grandes centros urbanos. Muitas areas serao abandonadas para o desenvolvimento da agricultura. Para muitos paises do 3º mundo o maior problema eh a falta de agua potavel. Se voce resolve o problema da agua, consequentemente resolve o problema da saude publica. Nao eh possivel beber a agua do sistema publico na India, mas a China e Africa do Sul jah resolveram grande parte da questao e isso eh algo fundamental. Acho que alguns paises nao deveriam tentar desenvolver armas nucleares enquanto a populacao nao tem agua para beber. Mas em geral acho que o mundo estara tremendamente melhor daqui a 100 anos.

Voce esteve na Africa do Sul ha poucos dias atras. Quais sao os primeiros passos para melhorar a qualidade de vida no continente africano?

"A Mae Africa! O que um pais precisa basicamente eh estabilidade politica - sem corrupcao e com poder distribuido e organizado democraticamente -; seguranca - baixos indices de criminalidade, sem milicias e grupos armados matando inocentes -; e, por fim, um sistema de livre mercado. Nao um mercado completamente livre, mas um sistema voltado para isto. E um dos melhores exemplos na Africa eh Botsuana! Eles tem estabilidade politica, eles tem seguranca e eles tem um governo compromissado com o empreendedorismo. A Africa tem problemas tremendos, mas o principal eh a corrupcao na politica, no governo. Dai ocorre que muito da grana arrecadada nos mega projetos de ajuda (tipo Live 8) acaba escoando pra contas na Suica."





No comments: