Friday, December 12, 2008

"Lança Cuba, Cuba lança"


Eai pessoal! Finalmente consegui um intervalo nesta sexta-feira de -17ºC pra postar uma entrevista que ja estava ha horas na fila de espera. Ha uns 2 meses atras, num desses nossos almocos daqui que mais parecem Assembleia Geral da ONU (pois tem gente de todas as querencias) falei com o Corbin Vidaillet, de 19 anos. Ele nasceu aqui em Wisconsin, porem, seu pai, seu avo, seu bisavo, enfim, quase todos os ascendentes nasceram e viveram em Cuba. Alguns membros de sua familia ainda vivem na ilha. Eu disse pra ele (nao necessariamente neste idioma): "Tche, a gente tem que combinar um almoco pra eu gravar tudo isso que tu sabe sobre Cuba. As coisas que tu conta a gente nao aprende na escola."

Dia 20 de novembro, enquanto almocava, conversei de novo com o Corbin e, dessa vez, gravei a entrevista:


"Meu pai veio em 1958 pros EUA, quando ele tinha uns 14 anos. Meu avo (Humberto Vidaillet)estudou na mesma Universidade que Castro (Fidel Castro), ele o conhecia bastante e Castro tambem o conhecia. Meu avo foi adversario de Castro para algo do tipo "Presidente da Turma", na faculdade."

"Na verdade meu avo quase matou Castro. No tempo em que ambos estavam na Universidade, meu avo sabia que Castro tinha planos para matar o Diretor da Escola de Medicina enquanto este discursava. Durante o discurso, meu avo ficou encarando Castro enquanto colocava a mao dentro do casaco (como se fosse sacar um revolver), ele sabia, porem, que Fidel tinha seus "guarda-costas", que andavam armados. Os segurancas pensavam que meu avo tinha uma arma. Entao todos sabiam que, se executassem o diretor, meu avo mataria Castro e os guarda-costas matariam meu avo. No final, nada aconteceu."

Por que Fidel Castro iria executar o Diretor da Escola de Medicina da Universidade de Havana?

"Desde os tempos em que Castro ascendia no poder e formava sua rede de ralacionamentos, sempre tivera fome de poder. Tudo eh politica para ele. Entao eu tenho certeza que Castro planejava executar o Diretor porque este tinha alguma ligacao com o governo que ele queria derrubar (Fulgencio Batista)."

"Nas sociedades, pessoas buscam um heroi, e Castro deu voz a esse "heroi". Enquanto concorria em suas primeiras eleicoes, Fidel dizia que garantiria que todos tivessem um carro, que todos tivessem comida. Hoje, nao sao todos em Cuba que tem um carro. As familias recebem "racao" como comida. A moeda eh muito fraca. Todo os postos de trabalhos pertencem ao governo, e um trabalho bem pago por lah (que nao eh ligado as forcas-armadas) eh o de medico, e este gaha uns US$20 por mes. Ninguem pode portar armas e Castro paga os "policiais" muito bem."

"Castro mostrou-se nao ser uma grande pessoa (um heroi) quando muitos dos membros de seu regime original (os membros da Revolucao Cubana) foram assassinados, pois o ditador pensava que nao podia confiar neles, que seria traido. Ele praticamente matou Che-Guevara quando o enviou a Bolivia, pois ele sabia que a CIA atuava junto ao governo boliviano. Ele basicamente enviou Che para a morte."

"Se Che vivesse por mais tempo, veriamos ele se tornar um tirano tambem. Porem, como ele morreu enquanto jovem, em meio a Revolucao Cubana e toda essa ideia de "liberdade" (quando hoje nao ha a minima liberdade em Cuba) tornou-se um martir. As pessoas que usam camisetas de Che Guevara nao sabem o real significado daquela camiseta ou o que Che fez enquanto vivia."

"Fui a uma conferencia para imigrantes cubanos na Duke University e conheci um senhor que foi General de Castro. Huber Matos era seu nome. Ele deixou Castro pois sabia a direcao que o ditador estava tomando."

"Ha coisas boas e ruins a respeito do forte governo cubano, porem. Uma coisa muito ruim eh o extremo controle que ele exerce sobre a populacao. Cuba eh a maior prisao do mundo, eh muito dificil deixar o pais. Meu avo foi preso por tentar deixar o pais com sua familia e soh pode ser libertado pois conhecia pessoas do governo. Todavia, um ponto positivo sobre esse governo forte eh o seguinte: vemos alguns lugares na Africa onde existem regimes ditatoriais matando pessoas, ou grupos rebeldes atuando em milicias e assassinando civis. Em Cuba, se houver um grupo rebelde, sera imediatamente sufocado pelas forcas do governo. E ainda, para formar um grupo rebelde ou opositor, voce precisa de armas, e eh quase impossivel de se conseguir uma arma na ilha."

"Castro eh o maior ditador da historia da humanidade. Ninguem ficou no comando mais tempo que ele. E ele ainda manda. Ha rumores de que muito do poder ja foi passado para seu irmao, mas Raul nao chega nem perto da "intelectualidade" de Fidel e ainda ha rumores de que ele eh alcolatra. Raul Castro nao consegue discursar como seu irmao. Fidel Castro esta entre as 10 pessoas mais ricas do mundo. Isso mostra quanto dinheiro proveniente daquela massa de pessoas que ele guarda para si proprio ou para financiar seu proprio regime."

"Cuba eh um pais naturalmente lindo. Porem, quando eu fui lah, em 2006, vi que a infra-estrutura esta pessima. Tudo esta muito velho e nada eh restaurado, renovado ou reformado, parece a cidade perdida de Atlantida."

"Quando falo com meu primo, que estao lah, eh triste. Ele pode tentar se tornar um medico ou tentar fazer algo importante profissionalmente, porem ele sabe que nunca podera deixar Cuba. Ele esta ciente de que vai se esforcar na faculdade, vai se formar e receber uma salario baixo e nao ha nada que possa fazer para melhorar sua vida. Nao ha motivacao para trabalhar por lah. E meu primo sabe que esta situacao so ira mudar quando Castro deixar o poder."

"E o trabalho nao eh estavel. Tu perguntas para uma pessoa qual a ocupacao dela, e ela responde: 'Estou trabalhando de jardineiro aos domingos, hoje fico de seguranca desta residencia e amanha vou lavar o carro deste cara.' Meu outro primo, que esta estudando para ser Chefe de Cozinha, seu trabalho eh cuidar da casa de fulano das 8 da noite as 6 da manha."

"As coisas que as pessoas sabem sobre Cuba sao as coisas que Cuba permitiu serem externalizadas. Existem "duas Cubas": a Cuba ficticia - aquela que as pessoas sao "educadas" sobre - e a Cuba real. O servico de saude eh gratis; porem, minha familia foi ao hospital e disseram que nao tinham Tylenol para lhes dar. Muitos hospitais nao esterilizam as agulhas. O melhor hospital, em Havana, nao pode atender cubanos, apenas turistas. Cubanos tambem nao podem se hospedar em hoteis. Quando eu fui lah - fiquei na ilha apenas uma semana -, oficiais do governo foram a casa de meus familiares - onde eu e minha irma estavamos hospedados - 3 vezes. Eles chegavam e falavam: "Bom, precisamos checar os mosquitos". Eles vinham a qualquer hora e nem sequer batiam a nossa porta. Eles ligavam a qualquer hora. Nao existe privacidade. Os oficiais tambem fazem questao de avisar a voce, a sua familia, a qualquer um: "Voce vive nessa casa, mas essa cadeira pertence ao governo, essas colheres com as quais voce se alimenta pertencem ao governo..." Tudo pertence ao governo."

"O amigo de meu pai, Ramon Colas - um grande orador que promove a libertacao de Cuba e esteve presente na Cuba Conference com diversas palestras -, falou sobre quando estava na ilha e como ele comecou o movimento de "Independencia das Bibliotecas". Segundo Colas, isso teve inicio quando um reporter perguntou a Fidel se havia livros que nao eram permitidos em territorio cubano e Castro simplesmente respondeu: "Nao, apenas nao temos dinheiro para compra-los." Ramon entao comprou diversos livros e permitiu que pessoas da comunidade fossem a sua residencia para alugar os livros. O governo cubano descobriu. Oficiais foram a casa de Colas as 4 da manha e o jogaram no meio da rua, apontando armas para sua familia e revistando a cama de sua filha de 4 anos em busca dos livros. Depois alertaram a todos os vizinhos que eles nao deveriam mais falar com a familia Colas, senao receberiam o mesmo tratamento."

"O poder e medo em Cuba sao impressionantes. Aqui nos EUA eu posso caminhar na rua e gritar 'f**** a policia' se eu quiser. Em Cuba, se eu fizer isso, terei sorte se nao for alvejado. As pessoas tem que cuidar o que falam senao podem ser presas a qualquer momento. Os cubanos vivem com uma insana quantidade de medo."

"Minha familia pertence a uma organizacao que busca a libertacao da ilha e discute o que fazer com Cuba quando Castro se for. O primeiro passo eh levar a democracia, nao podemos discutir outros problemas antes de garantir a democracia na ilha."

"Quando eu fui lah com a minha irma, fomos com visto religioso, alegando que iriamos visitar igrejas - o que de fato fizemos. Mas, voce sabe, tambem fomos lah para ajudar membros da nossa familia. Quando chegamos no aeroporto de Havana, policiais vieram fazer diversas perguntas. Haviamos comprado 3 DVD Players no Walmart e os oficiais confiscaram 2. Estavamos a 20 passos da saida do aeroporto, mas demoramos umas 4 horas para chegar a porta."

"Eu amo Cuba. Espero que um dia a ilha seja como Porto Rico. Cuba tem sido um pais tao atrasado em relacao ao mundo, se voce analisar. Espero que um dia reformemos o sistema politico, o governo, a vida social para que Cuba seja um pais modelo para o planeta."

No comments: